16 julho 2015

Por um dia sem like






Vocês já pararam pra pensar em como somos dependentes das redes sociais ? Nossa geração está sempre conectada, com uma necessidade urgente em saber  o que os outros estão fazendo.  Recentemente li um texto a respeito do comportamento FoMO –Fear of missing out ou medo de perder algo- que consiste na constante preocupação com as redes sociais.

Não é uma doença, mas segundo alguns estudos, deriva do vício em tecnologia, e o como todo vício, prejudica o usuário e as pessoas ao seu redor. Há poucos anos, se você desejasse utilizar a internet precisaria usar o computador, hoje com os smartphones, 3g, 4g, wi-fi fora de casa fica difícil se desconectar: é Instagram, Facebook, Snapchat, mil grupos no Whatsapp  e etc.

Essas redes sociais são legais quando utilizadas com moderação, mas quando as usamos como escape pra não realizar tarefas chatinhas, como lavar a louça ou fazer aquela lição de matemática, estamos apenas adiando o inevitável, ou pior: depois fazemos tudo correndo e mal feito. 


No instagram, todos somos feliz, lindos e saudáveis, é incrível como somos programados a compartilhar as melhores partes da vida. Eu até gosto quando as pessoas postam coisas reais que estão acontecendo, não importa se é o luto por um parente, dúvida sobre qual faculdade escolher ou o término de um relacionamento. Não, eu não gosto da desgraça alheia, é que me sinto mais normal sabendo que as pessoas passam pelas mesma coisas que eu, e que aceitam compartilhar isso com seus amigos virtuais.

Eu tenho uma relação de amor e ódio com as redes sociais: um dia estou amando, outro já nem tanto, essa semana fiquei dois dias sem entrar no whatsapp, sem o menor problema. Segundo o teste do site (clique aqui para fazer o teste) o meu nível de FoMO é alto, mas, eu estou tentando melhorar.

Gostaria de saber por que, mesmo sabendo que as redes sociais nos deixam bem antissociais e obcecados com números de curtidas/comentários naquela foto, nós continuamos usando-as de forma TÃO  errada. Deixo o vídeo abaixo para vocês refletirem sobre este assunto.


Viva mais, aproveite mais, seja mais desconectado a vida é tão efêmera para se preocupar com o número de likes, seguidores e amigos que você tem na web. 

Beeijão.


*POST FEITO POR MELINA SOUZA* 
Postado por Melina Serra às 09:29
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, é um grande prazer ter você aqui no blog, fique a vontade. Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo ,mas evite mensagens (seguindo,segue de volta) Beeijos ♥

PageRank