01 março 2015

5 dicas par ler livros importantes

Olá gaalerinha da internet, tudo bem?

Meu nome é Melina, e sou a nova colaboradora do Dúvida Cruel,e hoje quis trazer algumas dicas para vocês focarem naquele livro que os professores sempre pedem. Eu sei,que a maioria deles, quase ninguém gosta de ler. Mas com um pouquinho de esforço,todo mundo consegue. Vamos lá?

Gente, quem nunca passou por aquele momento de ter que ler um livro pra escola e fazer prova sobre ele? E sem essa de ler resumo,no ensino fundamental até que dá pra você achar na internet alguma coisa sobre o livro, ou pedir pra algum amigo que leu te contar tudo quem nunca?

Mas no ensino médio, os livros pedidos na escola provavelmente vão cair no vestibular e no ENEM,então já deu pra sentir a pressão né?




Pra quem tem o costume de ler, não é tão difícil. Mas pra quem não gosta,já começa a surgi algumas dificuldades,então,pensando em vocês preguiçosos de plantão, listei abaixo cinco dicas para vocês deixarem essa vida mansa de lado, e passarem a ter o hábito de leitura. Bora anotar essas dicas?



1-Leia como se fosse seu livro favorito

Eu sei que os livros de escola não são tão legais quanto Harry Potter (que é o melhor livro do universo). Mas não encare como uma tarefa, e sim como um gênero literário novo. Vai que ao ler “Antologia Poética de Guimarães Rosa” você se apaixona por poesia?


2- Ler em lugares agradáveis

Não ache que, lendo o livro sentada na cadeira da sua escrivaninha, será confortável. Se você se sente melhor no sofá, vá pra lá deita e leia! Só não vale dormi. hahah



3- Ler com antecedência



Sabe aquela estória virar a madrugada lendo ? Nunca da certo e a gente insiste. O melhor é ter noção do seu ritmo de leitura: se você demora duas semanas para ler um livro de 300 páginas, pode ter certeza que santo nenhum vai te ajudar a ler isso em um dia. Você só vai se cansar e não vai entender nada. Estipule uma meta: dois capítulos por dia, por exemplo.
Assim, você vai ter tempo pra tirar suas dúvidas com o professor, absorver muito mais do livro e mandar muito bem na prova.



4- Entender o contexto histórico

Sabe aquele momento que você esta lendo e de repente algum personagem fala ou faz uma coisa muito estranha e você fica tipo: WTF?

Pois é, entender o contexto histórico ajuda muito, pois muitas atitudes tomadas no decorrer da trama (e a própria trama, na verdade) refletem a sociedade da época. Então, se surgiu alguma dúvida, pergunte ao seu professor de literatura ou história: como estava a economia na época? Qual período histórico/ literário? Você vai ver como tudo vai fazer sentido.



5- Post-it,post-it


Ok, você leu o livro, foi bem na prova. Mas tem certeza que vai lembrar de tuuudooo até o vestibular? Melhor não arriscar: use o abençoado post-it, seja pra marcar as partes mais importantes ou fazer observações que seu professor deu em sala de aula. Fazer um resumo mais detalhado pra ler pouco antes do ENEM é uma boa ideia também, assim você não perde tempo relendo o livro inteiro, enquanto podia dar mais uma revisada naquela matéria que você tem dificuldade.






Melina Serra,Pernambucana 15 anos, perdida em Curitiba,ama ler,fotografar,assistir filmes e dormir no ônibus,a caminho de algum ensaio do teatro.Ainda está a espera pela carta de Hogwarts.






Gostaram das dicas? Até mais,meninas. Beeijão
Postado por Melina Serra às 23:52
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Super apoiado todas as dicas, é preciso total atenção ao que se estuda, para total absorvição do seu conteúdo.
Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

Postar um comentário

Olá, é um grande prazer ter você aqui no blog, fique a vontade. Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo ,mas evite mensagens (seguindo,segue de volta) Beeijos ♥

PageRank