04 agosto 2014

Explorando Sua Vocação #O Curso Ideal Na Faculdade

    A escolha da primeira profissão é o primeiro grande problema que a gente enfrenta no sentindo pratico de " virar um adulto ". Descobrir a profissão ideal pode não ser fácil, mas depois que encontramos a direção certa o processo fica mais leve. Continuando o empurrãozinho iniciado nesse post  vou falar o que podemos fazer com o resultado dos famosos testes vocacionais que ajudam mas não decidem nada por você. 



    Geralmente os testes vocacionais colocam no resultado duas coisas : seu perfil de personalidade e as profissões que batem (em graus diferentes ) com ele. Eles são ótimos nesse começo onde  o importante é encontrar uma direção mas seus resultados podem ser completamente confusos para quem não vai além deles. Explorar os traços da sua vocação é muito impontante para conseguir encontra-la, é como uma investigação: você trabalha em cima das pistas para descobrir o que interessa

Pesquise Além das Áreas e dos Salários: 


   Pesquisar coisas básicas sobre as profissões que aparecem no resultado do seu teste é importante sim mas resumos e dados sobre o mercado de trabalho e salários são muito superficiais para serem decisivos na hora de escolher. Essa primeira leitura serve para que a gente selecione as profissões em grupos do que é interessante saber mais e o que não tem nada haver. A melhor forma de aprender sobre possíveis cursos e profissões é usar a experiência de quem vive ou já viveu o que você vai viver se escolher uma dessas opções.

    Já aviso que pesquisa não é uma coisa rápida, mas ela com certeza não precisa ser chata. Por isso selecionei 2  formas legais ( além dessasde aprender sobre suas opções usando a experiencia de pessoas que vivem o dia-a-dia de cada uma delas.

    Páginas Temáticas  no Facebook são incrivelmente divertidas e úteis, a grande maioria dos cursos tem uma.Os moderadores são estudantes, formandos e profissionais da área e isso faz toda diferença. Nelas vocês encontram o dia-a-dia do curso, as dúvidas de cada fase da formação e coisas legais e ruins que você também vai passar ao escolherem a graduação. O público que curte e comenta essas páginas é bem direcionados, são pessoas que pretendem ou já fazem esses cursos, então há bastante interação nos comentários das tirinhas e imagens postadas.



       As páginas que eu acompanho de PP ( Publicidade)Design e Psicologia são extremamente criativas e engraçadas. Para encontrar as páginas dos cursos que vocês desejam é só pesquisar o nome dele e em seguida colocar da depressão.


       Videos da Tag Minha Faculdade ou sobre a minha faculdade também são incríveis para ouvir a experiencia de quem esta fazendo o curso. Pesquisando por essa tag no Youtube vocês encontram muuuitos videos com blogueiras e blogueiros falando do curso que fazem, como chegaram na escolha e como são as aulas. Os videos mais famosos são sobre jornalismo, publicidade e direito mas o catálogo de cursos dessa tag é bem grande então vocês com certeza vão achar um legal para assistir .

           

   
         Esse vídeo que eu coloquei é da da Thaiza, blogueira  aqui . No vídeo ela fala sobre a faculdade de psicologia, e as passagens por outros cursos antes de acertar o ideal e algumas coisas que vocês precisam saber sobre a profissão. Ao começar a descobrir a sua vocação, explora-la é mais fácil , porém é importante lembrar que esse processo leva tempo. Para algumas pessoas pouco para outras muito, o que interessa é dar o primeiro passo, depois dele as coisas começam a fluir.
________________________________

Esse post faz parte da série Escolhendo O Curso Ideal Na Faculdade , que fala sobre faculdades, sonhos, cursos e carreiras. Vocês podem conferir o primeiro post aqui.



Postado por Byanca Pinheiro às 00:29
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Todos os testes vocacionais que fiz na minha época de ensino médio bateram bastante com o que eu queria estudar, mas acabei optando por algo mas interessante para trabalhar de imediato, e acabei caindo na Administração. Posso dizer que não me arrependo, e mais pra frente parto pra Moda que sempre me encantou! Beijos

http://www.detudoumtanto.com
Olha mesmo assim as vezes a gente escolhe errado viu? Mas essa pesquisa antes ajuda e muito, eu mesma eliminei mil opções porque fui sabendo mais e vendo que não me enquadrava a profissão. Suas dicas são muito boas!

http://ihurricanestars.blogspot.com.br/
Eu também cai em Adm por esse motivo Hevellyn,mas fugi na primeira oportunidade de fazer o que queria haha #soudessas
Quando não escolhe errado pode ter certeza por tempo e depois as coisas simplesmente mudarem, é muito louco isso. Essa pesquisa da uma boa direção, fico realmente feliz em saber que esta sendo útil pra você.

Postar um comentário

Olá, é um grande prazer ter você aqui no blog, fique a vontade. Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo ,mas evite mensagens (seguindo,segue de volta) Beeijos ♥

PageRank