28 julho 2014

Escolhendo O Curso Ideal Na Faculdade: Vocação

    Ao contrario do que muita gente pensa vocação não é algo que pode ser facilmente notado. Também  não é uma verdade imutável ou a chave para o sucesso. Por isso mesmo não é fácil descobrir qual é a nossa ou aceitar que ela mudou ou pode mudar. Nossos sonhos e necessidades mudam com o passar o tempo, nós mudamos e isso influência diretamente na profissão que temos ou vamos ter como a ideal. Descobrir a própria vocação pode parecer difícil mas na maioria das vezes a gente só precisa de empurrão para encontrar um caminho


Descubra e explore sua vocação: 


     Os testes vocacionais são ótimos para ajudar nesse começo, porque eles ajudam a gente a refletir sobre coisas que nunca pensamos e no final dão uma referência muita boa das nossas habilidades. É bom saber que nenhum teste realmente sério vai cravar a profissão certa para você, seria muito pratico, eu sei, mas não funciona assim. Os testes vocacionais mais legais que eu usei são o do Giro de Profissões e do Guia do Estudante , eles são bem completos, práticos e coloridos.

      A experiência é bem legal mas eles também são um pouco longos ( 30 à 40 perguntas) então quando for fazer fique confortável.Eu indico os dois, mas acho o do Guia do Estudante mais completo. Depois de ler o resultado vocês ainda podem ler uma descrição com seus pontos fortes e fracos, além de um resumo das profissões que mais tem haver com ele: 


Tudo é possível
Você usa a inspiração. Prefere trabalhar com um grupo variado de pessoas, com entusiasmo e criatividade. Tem idéias, cria produtos e serviços. Seu trabalho precisa ser desafiador.

Pontos fortes:
- É criativo.
- Resolve problemas com facilidade.
- Trabalha bem em grupo.
- Sabe combinar talentos e habilidades.
- Persegue interesses.
- Possui um entusiasmo contagiante.

Pontos fracos:
- É desorganizado.
- Tem dificuldade em lidar com detalhes e estabelecer prioridades.
- Perde a concentração com facilidade.

Profissões







  • Administração
  • Cinema e Vídeo
  • Design Gráfico
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Jornalismo
  • Letras
  • Música
  • Nutrição
  • Pedagogia
  • Psicologia
  • Publicidade, Propaganda e MarketingPropaganda e Marketing
  • Rádio e TV
  • Relações Públicas
  • Serviço Social


  •    Fiz  o teste do Guia novamente para esse post e coloquei meu resultado para que vocês consigam ter uma ideia de como é. Agora que vocês já sabem como descobrir pontos importantes da própria vocação é importante aprender a explora-los:


        
      Feiras De Profissões   são incríveis para conhecer professores e estudantes, além de assistir palestras e entrar em contato com todas as profissões, inclusive as que estão na sua lista.Quase todas faculdades particulares realizam esse evento todo ano, a entrada é gratuita e o evento dura o dia inteiro. 


          Essas fotos são da Católica Trends, uma feira que eu fui ano passado. O clima nessas feiras é sempre muito bom e vocês com certeza vão conhecer muita gente com as mesmas dúvidas e receios que todo pré-universitário tem. Em agosto o Guia Do Estudante vai realizar uma mega feira em São Paulo, quem não puder ir é só ficar de olho no site e na página no Facebook das faculdades da própria cidade já que o segundo semestre é o principal período para esses eventos. 

    Orientadores também são importantíssimos, converse com seus professores sobre sobre o processo de escolha, eles podem ajudar muito. Na internet existem muitos orientadores que respondem perguntas para sites importantes, tipo a Uol . O meu preferido é o psicologo Leo Fraiman. Ele fala muuito sobre essa escolha e das coisas que podem estar te atrapalhando no processo.

            Os videos também falam sobre sobre o futuro, as opções que temos além da faculdade, mercado de trabalho e estudos para vestibular enem: 

    O

         A primeira impressão que a gente tem quando recebe a lista de profissões que combinam com a nossa personalidade é achar que trocamos uma dúvida pela outra. Isso é normal, e o processo de descoberta é diferente para cada pessoa, mas descobrir nossa vocação é um dos fatores mais importantes para conseguir escolher a primeira faculdade. 
    _____________________________
    Esse da inicio a série Escolhendo O Curso Ideal Na Faculdade , que fala sobre faculdades, sonhos, cursos e carreiras. Vocês podem conferir o segundo post aqui.
        
    Postado por Byanca Pinheiro às 11:40
    Comentários
    5 Comentários

    5 comentários:

    Byanca isso é realmente muito importante! Essa fase de escolher a profissão é uma das mais importantes de nossas vidas, sem dúvidas precisamos pesquisar e ler muito a respeito de todas as possibilidades. E mais: conversar com profissionais da área é super válido mesmo! Beijos e parabéns pelo post!

    http://www.detudoumtanto.com
    Eu acho que nasci sabendo o que queria fazer. Nunca tive dúvidas. Fui, fiz e amo minha profissão.
    temq ue pensar muito e produrar saber tudooooo msm, pra ver se vai gostar, se imaginar fazendo aquilo, acho feiras importates tb, gostei muito do post...Flor passa no meu blog pra conhecer. Se gostar e seguir me dando uma forcinha, retribuo o carinho!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]
    Obrigado meninas *--* Pra algumas pessoas é mais fácil né Eloah? Na maioria das vezes ou a gente tem muita opção em mente ou nenhuma :/ Mesmo tendo certeza do curso que vou fazer ainda me sinto balançado por outro, acho que é normal.
    Adorei essa tag, acho super importante essa escolha, comigo não foi diferente, logo depois de sair do ensino médio minha vontade era entra logo na faculdade, não queria descansar, pois pensava que poderia me desmotivar lá na frente, foi ai que ganhei uma bolsa na minha segunda opção que é administração, estou indo para o segundo semestre e ainda não tenho uma opinião formada sobre o curso, minha primeira opção sempre foi jornalismo, e ainda sonho em fazer, não estou super satisfeita com administração, mas também não posso dizer que estou arrependida, pesquisei muito na hora da escolha, a falta de oportunidade na área jornalistica me fez optar por uma segunda opção de curso, enfim, espero futuramente poder realizar meu sonho de fazer jornalismo. :) Bjs meninas..

    Postar um comentário

    Olá, é um grande prazer ter você aqui no blog, fique a vontade. Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo ,mas evite mensagens (seguindo,segue de volta) Beeijos ♥

    PageRank