12 maio 2014

Você quer ser um vestibulando? #ENEM


      Hoje é o primeiro dia de inscrição para o ENEM,  imagino que para muitas pessoas isso seja sinônimo de confusão e pressão. Afinal, é só no primeiro ano do colegial que os adultos lembram de avisar que a contagem regressiva para o Enem ou Vestibulares já começou. Eles não sabem muito bem o que é e muito menos o que cai mas fazem questão de avisar a família inteira que tem um vestibulando em casa e de repente a gente é um vestibulando e nem sabe o que isso realmente significa. Nesse embalo a gente vai seguindo nossos colegas e amigos, mas você já parou para pensar se quer mesmo ser um vestibulando? Aqui estão algumas coisas para saber antes de tomar essa decisão:


   Você não precisa entrar em uma faculdade assim que acabar a escola


    É verdade, você ainda pode ser "alguém" se atrasar um ou dois anos a entrada na faculdade. Existe uma pressão bem escancarada sobre os adolescentes do ensino médio, especialmente terceiro ano. Todo mundo quer saber o que você vai ser agora que já esta crescendo e mesmo que ninguém tenha dito como se descobre a profissão dos sonhos é preciso que você a encontre e rápido, antes que alguém tome seu lugar no mercado de trabalho. Essa pressão muitas vezes não surte efeito porque como eu disse em outros post's pessoas não são robos, são pessoas. A escolha de uma profissão é algo que na grande maioria das vezes leva tempo, porque depende das qualidades natas das pessoas, das experiencias que elas viveram e principalmente da capacidade de aliar esses dois fatores no processo de pesquisa de profissões e de escolha. Então não se desespere, tem muita coisa legal e construtiva para fazer enquanto você não escolhe a carreira que pretende seguir.

 ♥  Algumas profissões não exigem faculdade



   Graduações são importantes para a sociedade, em especial no Brasil onde a maioria das pessoas esta tendo acesso a elas a pouco tempo, mas isso não quer dizer que você seja obrigado a fazer uma. Tudo depende da profissão que você escolheu, em muitos casos ( muitos mesmos) a opção mais rápida e eficaz é o curso técnico. Ao contrario do que muitas pessoas pensam os cursos técnicos não são voltados só para áreas comerciais ou "baixas ", existem ótimos cursos voltados para a área de humanas, exatas e comunicação.


 ♥   Você quer mesmo ser universitário? American Pie com certeza não se inspirou em faculdades reais



    Eu queria, você queria, todo mundo queria pelo menos um pouco que a vida de universitário fosse tão divertida, épica e fácil como é na comédia mais insana do cinema americano, mas nesse caso a arte não imita a vida e as coisas são bem diferentes. Os cursos de graduação são maçantes, independente  da área, se você entrar em uma boa faculdade vai ter que ralar para conseguir acompanhar todo o conteúdo. Sabe aquelas coisas que a gente só ouvia falar no colégio? Tipo estudar de verdade? Então, é na faculdade que a gente é obrigado a estudar pra valer. As vezes como asiáticos mas isso é para os corajosos que fazem cursos muito teóricos. As festão irão existir mas depois de dois semestres a melhor balada sera você e sua cama.



     

     Vocês estão nervosos com o ENEM desse ano? Pela primeira vez vou fazer o exame pra valer e estou tentando não pensar nesse detalhe para não pirar. Deixem dicas, links legais e dúvidas nos comentários vou amar responder vocês. 
Postado por Byanca Pinheiro às 02:40
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Adorei o post, ainda estou no primeiro ano do colegial mas já estou bem nervosa em relação ao vestibular.. Não decidi bem o que vou querer, mas, já tenho algumas coisas em mente. Fico com muito medo de escolher algo e no fim optar trocar de faculdade.. Vou prestar prova para o Enem ano que vem, para ver como as coisas estão né?! Você prestou? Como foi? Quais dicas tem para me dar?

Beijos :D

www.gabiaprova.com
Também fiquei super nervosa no primeiro ano, geralmente é na primeira semana que algum professor solta a bomba né haha Fiz duas vezes já, mas foi para teste e mesmo assim fiquei super nervosa. É super importante fazer a prova antes do terceiro ano,pra saber com funcionam os horários e a logistica que é chegar no lugar que o MEC escolhe para você.
Eu estou no segundo ano e já ouço as pessoas falarem pra mim "já sabe o que vai fazer?" "já vai fazer o vestibular? E o ENEM?" o mais difícil é que até ontem quando tocava no assunto diziam que eu ainda tinha tempo, agora já começam me apressar. Acho que não vou fazer faculdade assim que sair do colégio, não sei se vou estar preparada e não quero entrar pra sair.

Beijo, Acridoce
Super concordo, eu acho que não precisa de tanta pressa. Vou fazer o ENEM esse ano mais para testar meus conhecimentos e me preparar porque é ano que vem que eu vou fazer cursinho pré-vestibular e me dedicar de verdade. Não precisa ser tão rápido, eu ainda nem sei o que vou cursar, haha :3
Sorriso Espontâneo
Joy R.você pode fazer como a Betânia Duarte que vai fazer a primeira vez para ver como é, a experiencia faz muito diferença depois (:

Postar um comentário

Olá, é um grande prazer ter você aqui no blog, fique a vontade. Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo ,mas evite mensagens (seguindo,segue de volta) Beeijos ♥

PageRank