09 abril 2014

Tenha Paciência Consigo Mesma Amanda

       É  assustador pensar como algumas escolhas isoladas determinam a visão que as pessoas tem sobre a gente. Também é assustador pensar que a gente faz isso, resumindo as pessoas a um dia, a uma escolha ou a um erro, como se elas não tivessem uma história ou motivos para serem quem são. Eu conheci uma menina que fazia isso consigo mesma e no começo eu simplesmente não conseguia entender porque ela se  machucava tanto relembrando seus erros como se devesse pagar por eles todo dia.


        Eu não entendia o peso que o sofrimento coloca sobre nossos ombros e muito menos a pressão subliminar que ela sofria por não saber, não conhecer e não estar pronta para determinadas situações. Amanda sempre se cobrou muito por não conseguir ser excelente, por não conseguir fazer varias coisas ao mesmo tempo e principalmente por ser muito impulsiva. Ela sempre foi assim desde que se lembra, mas de uns tempos pra cá começou a notar que as pessoas não aceitavam mais essas características. Ela precisava crescer , era o que diziam mesmo que nunca explicassem o que isso significa. Se não crescesse não conseguiria nada na vida, não alcançaria seus sonhos e muito menos seria feliz. Quando ela protestava sobre essas imposições com alguém ouvia que a vida não é fácil e que ela simplesmente teria que se acostumar. Foi o que ela fez e quando ser adulta não deu certo para ela, ela se sentiu completamente perdida.

        Acontece de repente, por um tempo as pessoas tem paciência com os nossos erros, acham eles engraçados e não colocam muita importância neles por ainda sermos crianças mas um dia isso muda e do nada o mundo espera que estejamos preparados para tomar decisões difíceis, para lidar com situações complicadas e alcançar o sucesso ou seja ser adulto. É ai que errar começa a ser sinônimo de incapacidade e de fracasso, quando somos jogados no mundo dos adultos como calouros temos que começar a lidar com leis impostas pelos veteranos que vão determinar como os mesmos nos enxergam e isso é extremamente confuso.     


      
         Ser adulto é ser organizado, equilibrado, ter  atitudes pensadas e ponderadas,ter opiniões formadas de forma moral e estudada. Também é importante aprimorar o gosto musical e literário por coisas adultas , coisas " úteis " que vão dar mais chances para que o sucesso seja alcançado. Tudo o que foge desse padrão é considerado infantil e imaturo e por consequência inferior. Quando eu me senti inferior pela primeira vez eu comecei a entender porque Amanda se cobrava tanto, ela queria ser perfeita porque fizeram ela acreditar que  a perfeição é algo que se atinge ao crescer

         Isso é extremamente triste. Porque estamos falando de pessoas, pessoas que não são programadas para serem iguais, pessoas com histórias de vida diferentes, que passam por coisas diferentes e por isso enxergam o mundo de forma diferente. Não é possível se transformar no adulto que nos impõe por modelo quando passamos dos 18  anos porque nossos medos, nossos sonhos e nossos defeitos também nos acompanham enquanto crescemos.



         Faz sentindo que essa repressão tenha feito a Amanda acreditar que tinha algo de errado com ela e tentar corrigir seu comportamento " imaturo " o que não faz sentindo são as pessoas acreditarem que todos tem a obrigação de serem perfeitos quando se tornam adultos, que crescer é ser alguém de sucesso. Colocar " maturidade " como fator determinante para o valor das pessoas é cruel, cruel com as pessoas e com nós mesmos porque nunca vamos atingir a perfeição que ser maduro significa hoje.

Postado por Byanca Pinheiro às 13:12
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

O amadurecimento é questão de sofrimento e não idade, acho que é aquilo quantas vezes você se dá mal até aprender. Por isso não podemos julgar pela idade, ser adulto não é fácil, mas no fim acaba valendo apena.

http://ihurricanestars.blogspot.com/

Postar um comentário

Olá, é um grande prazer ter você aqui no blog, fique a vontade. Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo ,mas evite mensagens (seguindo,segue de volta) Beeijos ♥

PageRank