24 abril 2014

Me Organizando : Caderninho de Organização



    Quem tem problemas com organização sabe como é difícil fazer todas as coisas que precisamos e queremos fazer todos os dias. Quando a gente começa a correr atrás dos nossos sonhos e metas começamos a sentir a necessidade de uma rotina de organização, as coisas não cabem  mais em 24h  e em uma semana ficam tão acumuladas que nem da para acreditar que assumimos tanta responsabilidade de uma vez.



    Ano passado  eu conheci o blog da Fran, o Morando Sozinha e amei a proposta dele, principalmente as tags de Organização e Planejamento FinanceiroEsses dois assuntos fazem parte do leque de coisas super importantes que a gente não aprende na escola mas que são de suma importância para nossa vida e por isso serão cobradas pela sociedade.



     Quando descobri que mesmo tendo um desgosto nato por rotina e listas precisava me organizar e planejar os próximos passos do meu futuro comecei a pesquisar métodos de organização e encontrei o Caderninho de Organização. O método é uma adaptação da Fran de vários outros métodos de organização que consiste basicamente em distribuir as coisas mais importantes da sua vida em categorias e organiza-las de forma que você consiga faze-las em pequenos passos ou atitudes. Pode parecer difícil pelo tanto de palavras técnicas mas é bem mais simples do que imaginamos: 




       Para quem se identificou com a maioria das coisas que a Fran disse que fazia eu já aviso que não vai ser fácil, mudar um habito nunca é , quando tem haver com organização a situação piora. Mas antes que você desista e acostume a ser sufocado pelas tarefas como eu fiz é importante saber que como muitas outras coisas que vamos passar na vida o processo de começar a se organizar é difícil mas extremamente necessário.

      No começo desse quando escrevi o post 2014 Começou Para Você? eu resolvi correr atrás de uma das minhas principais promessas de inicio de ano e comecei a usar esse método.Como a própria Fran tinha falado em outro vídeo sobre o mesmo assunto se organizar exige muito da nossa força de vontade, principalmente no inicio quando ainda não estamos acostumados a manter o método escolhido. 

Meu caderninho de organização que foi  divido em: Caixa de Entrada, Blog,Curso,Lista de Tarefas, Séries e Projetos

      Depois de algumas semanas usando o caderninho eu ainda não conseguia ter disciplina para anotar as coisas e nem habilidade para distribuir as tarefas de forma eficaz. Pensando nisso resolvi listar os principais erros que vocês provavelmente vão cometer ao escolherem utilizar o Caderninho de Organização como planejador pessoal:


  Achar que uma tarefa ou lembrete não é importante o bastante para ser anotado


    A gente tem a mania de achar que nosso cérebro é um computador com memória infinita, que pode armazenar todas as coisas que precisamos lembrar mas isso não é verdade. Exigir que sua memória lembre de tudo o que você precisa fazer só vai te deixar frustrada e atolada, por mais simples que uma tarefa ou compromisso possa ser seu cérebro não vai lembrar dele depois de 48h. Somos tão estimulados hoje em dia que a cada momento estamos prestando atenção em uma coisa e esquecendo outra simultaneamente. Logo, tudo precisa ser anotado,  se não você vai acabar substituindo ações pequenas ( mas importantes) por estímulos atuais. 

 ♥  Distribuir as tarefas de forma irreal 


    Você olha a lista de tarefas, olha a caixa de entrada vazia e pensa: " Posso fazer varias coisas hoje e esvaziar minhas tarefas". Não, não pode. Quem tem problemas de organização também tem a mania de achar que consegue fazer varias coisas ao mesmo tempo ou varias coisas em um espaço curto de tempo. Infelizmente nosso cérebro também não tem super poderes de multitarefas então você vai acabar a semana frustrada ao olhar sua caixa de entrada e notar que só conseguiu fazer 2 ou 3 coisas por dia. É importante levar em conta que algumas tarefas demoram para serem feitas e que você tem outras atividades além do blog ou de qualquer outra coisa que ame fazer. 

     
      O que vocês acharam? Vão tentar? Infelizmente eu não consegui usar só o caderninho para me organizar mas isso é assunto para outro post varias pessoas estão super satisfeitas com ele.Acho que vale muito a pena tentar, se você acha que seu dia precisa de mais horas ou se não sabe por onde começar a planejar seus projetos. 
Postado por Byanca Pinheiro às 11:14
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Minha agenda também é super organizada, sou a louca da organização.
Super beijo, http://ataldavic.blogspot.com.br/
Só tenho um caderno pro blog mesmo, e olhe lá, não sou nem um pouco organizada, snif!

Beijos, visite e confira as novidades,
Teimosa Sim.

teimosasim.blogspot.com.br

Postar um comentário

Olá, é um grande prazer ter você aqui no blog, fique a vontade. Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo ,mas evite mensagens (seguindo,segue de volta) Beeijos ♥

PageRank