17 março 2014

Uma Barbie Real - refletindo sobre a perfeição

     Ano passado um artista teve uma ideia genial que fez a sociedade americana e várias pessoas de todo o mundo refletirem sobre os padrões de beleza e suas consequências.  Nickolay Lamm criou uma versão da Barbie baseada em medidas reais, que a maioria das meninas americanas possuiu e comparou o resultado a versão original da boneca. diferença foi tão gritante que o projeto se espalhou rapidamente pelo mundo.

Eu sou perfeita agora?
     Escrevemos sobre isso para vocês aqui no blog, e agora estou incrivelmente feliz por poder falar sobre isso de novo contando sobre as coisas legais que aconteceram depois que o Nickolay expôs seu projeto. Depois do sucesso da sua Barbie Real o artista resolveu mergulhar de vez nessa ideia e abriu uma campanha ma internet para produzir sua versão em alta escala.
      As pessoas apoiam tanto a iniciativa que no primeiro dia de campanha ele arrecadou  mais de 100 mil dólares, agora faltando 17 dias para seu  encerramento o projeto já tem mais de 400 mil dólares em caixa. Com  ajuda do ex vice-presidente da Mattel o artista pretende produzir cerca de 5 mil bonecas para vende-las por todo o mundo


    As bonecas Lammily devem ser lançadas em novembro desse ano, porém já podemos notar os impactos que sua criação tem nos padrões que nossa sociedade ocidental impõe. Esses padrões distorcidos de beleza chegam a nós quando somos crianças e não temos a capacidade de notar a parte exposta dessa ditadura. Parte que fica mais evidente quando crescemos e começamos a consumir revistas e propagandas de produtos que prometem a perfeição que secretamente desejamos alcançar..
    A ideia é desmistificar o corpo e o estilo de vida da Barbie como o ideal a ser alcançado e mostrar as meninas que estar na média é bonito, introduzindo elas a um estilo de vida mais original e salvável. 



   Lammily é mais flexível com pulsos, cotovelos e joelhos articulados. Seus pés tocam o chão por completo ao invés de terem uma estrutura perfeita para o salto alto como os da Barbie. Se guarda-roupa também é mais casual, inspirado no que as adolescentes americanas usam no dia-a-dia. 

   Ao criar uma boneca que mais se aproxima do verdadeiro biotipo das adolescentes Nickolay disse que não esta ensinando que a obesidade é o ideal como alguns críticos dizem. O objetivo é mostrar que ser saudável não tem relação nenhuma com ser " perfeita " e que as meninas não tem motivo algum para estarem insatisfeitas com seu corpo de proporção normais.

    
    O artista pretende expandir o projeto e incluir bonecas de diferentes nacionalidades e biotipos na linha Sammily para que a mesma mostre toda a diversidade de corpos e características que existem atualmente. O que vocês acham sobre isso ? Fiquei muito feliz quando soube que essa boneca ia ser produzida e mais ainda quando entendi a importância que essas referências tem na formação da nossa personalidade.  
Postado por Byanca Pinheiro às 13:02
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Que lindo isso, confesso que fiquei meio surpresa de saber que o artista vai conseguir produzir a boneca, e vender, mas amei. Será que a gente aqui, vai conseguir comprar?

Beijo, Acridoce
Bacana e inteligente o poste.


inverso-mente.blogspot.com
Muito interessante o assunto, e é algo que acredito que vai tirar essa ideia de que o certo é seguir esse esteriótipo, pelo qual a sociedade nós impõe, dizendo desde que nascemos que o certo é não ter imperfeições ou quilos a mais. Uma ótima iniciativa por parte do criador do projeto. Adorei o post e o blog, sempre que puder irei visita-lo certeza rs, se puder da uma visitinha no meu ? ficaria muito feliz e agradecida em vê-la por lá, beijos e sucesso no te blog ! :3

http://poxanine.blogspot.com.br/
Valeu gente *--* Acho super importante falar sobre isso , porque é uma coisa que todo mundo é obrigado a lidar em momento da vida. Também fiquei muito feliz com o projeto dando certo, espero que a ideia se espalhe mais ainda.
Adorei esse projeto! Não conhecia...

Postar um comentário

Olá, é um grande prazer ter você aqui no blog, fique a vontade. Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo ,mas evite mensagens (seguindo,segue de volta) Beeijos ♥

PageRank