Ano passado um artista teve uma ideia genial que fez a sociedade americana e várias pessoas de todo o mundo refletirem sobre os padrões de beleza e suas consequências. Nickolay Lamm criou uma versão da Barbie baseada em medidas reais, que a maioria das meninas americanas possuiu e comparou o resultado a versão original da boneca. A diferença foi tão gritante que o projeto se espalhou rapidamente pelo mundo.
![]() |
Eu sou perfeita agora? |
Escrevemos sobre isso para vocês aqui no blog, e agora estou incrivelmente feliz por poder falar sobre isso de novo contando sobre as coisas legais que aconteceram depois que o Nickolay expôs seu projeto. Depois do sucesso da sua Barbie Real o artista resolveu mergulhar de vez nessa ideia e abriu uma campanha ma internet para produzir sua versão em alta escala.
As pessoas apoiam tanto a iniciativa que no primeiro dia de campanha ele arrecadou mais de 100 mil dólares, agora faltando 17 dias para seu encerramento o projeto já tem mais de 400 mil dólares em caixa. Com ajuda do ex vice-presidente da Mattel o artista pretende produzir cerca de 5 mil bonecas para vende-las por todo o mundo
As bonecas Lammily devem ser lançadas em novembro desse ano, porém já podemos notar os impactos que sua criação tem nos padrões que nossa sociedade ocidental impõe. Esses padrões distorcidos de beleza chegam a nós quando somos crianças e não temos a capacidade de notar a parte exposta dessa ditadura. Parte que fica mais evidente quando crescemos e começamos a consumir revistas e propagandas de produtos que prometem a perfeição que secretamente desejamos alcançar..
A ideia é desmistificar o corpo e o estilo de vida da Barbie como o ideal a ser alcançado e mostrar as meninas que estar na média é bonito, introduzindo elas a um estilo de vida mais original e salvável.
Lammily é mais flexível com pulsos, cotovelos e joelhos articulados. Seus pés tocam o chão por completo ao invés de terem uma estrutura perfeita para o salto alto como os da Barbie. Se guarda-roupa também é mais casual, inspirado no que as adolescentes americanas usam no dia-a-dia.
Ao criar uma boneca que mais se aproxima do verdadeiro biotipo das adolescentes Nickolay disse que não esta ensinando que a obesidade é o ideal como alguns críticos dizem. O objetivo é mostrar que ser saudável não tem relação nenhuma com ser " perfeita " e que as meninas não tem motivo algum para estarem insatisfeitas com seu corpo de proporção normais.
O artista pretende expandir o projeto e incluir bonecas de diferentes nacionalidades e biotipos na linha Sammily para que a mesma mostre toda a diversidade de corpos e características que existem atualmente. O que vocês acham sobre isso ? Fiquei muito feliz quando soube que essa boneca ia ser produzida e mais ainda quando entendi a importância que essas referências tem na formação da nossa personalidade.
