06 novembro 2013

5 maneiras cientificamente comprovadas de ser feliz.

   Se sentir feliz é coisa mais gostosa do mundo, pois engloba vários outros sentimentos como o amor e o entusiasmo. Infelizmente o que mais encontramos nas mídias sociais são pessoas reclamando de tristeza e monotonia, como se a vida fosse pautada apenas desses dois sentimentos. Até agora, a coisa mais importante que eu aprendi sobre felicidade é que eu sou a maior responsável por me sentir feliz ou não. Chegar a essa conclusão me fez ter noção da responsabilidade que cada tem sobre a própria vida e o modo como enxerga e lida com os momentos da mesma  - sejam eles bons ou ruins.


Procrastinando pela internet em sites de nerd eu sempre vejo posts com estudos sobre felicidade e porque algumas pessoas se sentem mais felizes que outras. Alguns desses estudos deixaram claro um padrão de comportamento parecido entre pessoas do mundo todo que se sentem mais felizes que a população em geral. Juntando esses dados à alguns fatos bem legais que a ciência comprovou, vários pesquisadores descobriram algumas "técnicas" que tornam nossos dias mais felizes e menos monótomos:


5 - Aceite que o sofrimento também faz parte da vida.

  Por mais incrível que possa parecer muitas pessoas enxergam a vida de forma utópica - "lugares e situações que não existem, que estão presentes apenas no imaginário" - e se sentem extremamente confusas quando são postas de frente a realidade que pode ser muito cruel ou sem nenhum sentindo. O sofrimento faz parte da nossa vida e sempre vai fazer pelo mesmo motivo que a alegria também faz: não conseguimos ser indiferentes as pessoas e ao mundo em que vivemos. O segredo estar em não deixar que ele te impeça de ter momentos felizes, porque são eles que não nos deixam desistir.

4 - Enxergue as coisas boas e tenha sonhos.

 Se lembrar das coisas que tornam nossa vida legal, por menores que sejam tiram o foco dos problemas, o que faz com que a gente fique menos pessimista e tome melhores decisões. É simples, pense em 3 coisas que te deixam feliz... sentiu o sorriso automático se formando ?Pesquisadores comprovaram que pessoas que se lembram e percebem todos os dias as coisas boas que tem ao seu redor são mais propensas a se sentirem felizes. Pessoas que tem vários sonhos também tendem a se sentirem mais motivadas e felizes, por precisarem correr atrás deles e mesmo que não consigam um deles sempre podem lembrar dos que conseguiram para continuar tentando

3 - Valorize suas amizades .

  Estar com as pessoas que a gente mais ama faz muito bem, pesquisadores acompanharam a vida de varias pessoas com diferentes perfis e personalidades por alguns anos e as que tinham mantido e feito amigos realmente verdadeiros se sentiam mais felizes. Isso acontece porque as pessoas que nos amam exercem um papel muito importante nos nossos dias: o apoio emocional. Elas estão lá quando estamos felizes, tristes e mau humorados sempre tentando deixar a gente bem. Ai esta a magia do amor.

2 - Seja verdadeiro e distribua amor.

   Ok, pode parecer dica de livro de autoajuda mas já é comprovado que mentir causa muito estresse - mesmo que você não seja descoberto - e que ser solidário deixa as pessoas mais felizes por sentirem que estão fazendo algo legal. Ter amigos também pode ser incluindo nisso já que o bem estar deles interfere diretamente no nosso , quando seu amigo esta triste você automaticamente fica menos feliz e quando você consegue fazer ele rir mesmo assim você se sente bem novamente. É tudo culpa do sistema de recompensa do nosso cérebro que entra em ação de um jeito bem parecido a quando estamos apaixonados.

1 - Não esqueça que é normal acordar de mau humor as vezes.

  E nem sempre é porque sua vida é uma merda, como muita gente posta por ai. O mau humor aparece por vários motivos: estresse,cansaço,sono,má alimentação e até compaixão pela tristeza de alguém. De novo tudo começa no cérebro, dentro do nosso sistema nervoso são liberados vários hormônios que regulam nosso humor, dai quando combinamos alguns desses motivos ou temos muito de um deles nossa composição hormonal fica toda bagunçada e o mau humor aparece. Um exemplo bem pratico desse bagunça de hormônios é a TPM.


ps: é importante lembrar que tudo varia muito de pessoa pra pessoa, de fato cada um tem um modo de buscar se sentir feliz o que os pesquisadores fizerem foi encontrar alguns pontos em comum entre varias pessoas.

Postado por Byanca Pinheiro às 16:49
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

Adorei o post, estava precisando mesmo ler isso!
Beijinhos,

BLOG

FANPAGE
Valeu Monique , deixei uma menção la no twitter pra você (?
5 dicas fundamentais. O problema é, será que conseguímos seguida-la ao pé da letra? para mim isso é um pouco difícil. As vezes acordo e penso que o mundo está contra mim, o que leva descontar raiva nas pessoas, o que acaba me deixando infeliz, pq quando isso acaba percebo o quanto magoei as pessoas.

http://enfim-dezessete.blogspot.com.br/
Valorizar as amizades é uma das coisas que mais contam, é verdade!! <3
Canto das Gurias
É verdade né, nem todos os dias são bons mas não podemos nos deixar abalar por aqueles que não foram tão bons. A felicidade só depende de nós mesmos!

Beijos <3
Verdade Débora, mas acredito que só o ato de tentar faz muita diferença.
Acho que distribuir amor é a regra mais importante pra ser feliz. Tudo que vai, volta!
PS: que cabeçalho lindo!
Adorei esse post, é tão fácil ter uma vida mais feliz mas ás vezes olhamos mais para a grama do vizinho que esquecemos de cuidar da nossa, amei de verdade esse post :)

Postar um comentário

Olá, é um grande prazer ter você aqui no blog, fique a vontade. Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo ,mas evite mensagens (seguindo,segue de volta) Beeijos ♥

PageRank