Desde 1950 a Barbie é a boneca mais famosa e desejada do mundo. Sua influencia atinge não só as meninas mas também as mulheres, afinal o padrão de beleza atual também foi imposto pela boneca. Todos sabemos ou pelo menos deveríamos, que não é possível atingir a perfeição que ela expressa.
E foi pensando nisso que o artista Nikolay Lamm produziu sua versão da boneca, usando medidas de mulheres reais para ilustrar como a Barbie seria se fosse inspirada nelas.
Antes, ele também produziu sua própria versão do viral da Barbie sem maquiagem com a ajuda de outro artista.
![]() |
Viral da Barbie sem maquiagem. |
A reflexão que o artista tenta expressar através desses trabalhos é sobre a ditadura da beleza que as meninas sofrem, onde são tachadas como feias quando não estão dentro do padrão. As medidas da Barbie - que representa muito bem as modelos e famosas em que nós nos espelhamos - são completamente diferentes das medidas da menina real, que em média é mais baixa do que 1,90 cm , pesa mais de 50 kilos e não tem uma pele tão perfeita assim.
Fiquei um pouco surpresa com a diferença entre as duas versões e em como a versão real parece baixa e gorda perto da Barbie que conhecemos. Acho que o problema esta exatamente nesse pensamento. Assumimos inconscientemente o padrão do que é certo esteticamente e quando nos deparamos com real sentimos estranheza.
Depois de analisar mais um pouco, percebi que não é a versão real que é estranha e sim a versão original da Barbie, afinal podemos ver corpos bem parecidos com a versão real quando andamos pela rua e o mesmo não pode ser dito da versão original.
