22 julho 2013

Receita : Alfajor

Teve um ano em que minha mãe fez uma viagem para a Argentina,infelizmente eu não fui, mas para compensar ela nós trouxe vários alfajor que só de lembrar  me dá água na boca. E por ser algo tão gostoso resolvi ensinar esta receita,bora aprender!


Ingredientes

Massa:

- 250 g de manteiga
- 1 xícara (chá) de açúcar (160 g)
- 3 gemas
- 2 ½ xícaras (chá) de amido de milho (250 g)
- 1 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (180 g)
- ½ xícara (chá) de Cacau em Pó (36 g)
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (café) de aroma de baunilha
- 1 colher (sopa) de conhaque
- raspas de 1 limão

Recheio:

- 400 g de doce de leite pastoso
- 1 colher (sopa) de conhaque

Cobertura:
- 750 g de Cobertura de Chocolate Branco picado

Modo de Preparo

1. Prepare a massa: bata a manteiga e o açúcar e, sem parar de bater, acrescente as gemas uma a uma, até obter um creme esbranquiçado e leve. Acrescente então o amido de milho, a farinha, o cacau, o bicarbonato, o fermento, o aroma de baunilha, o conhaque e as raspas de limão. Misture até formar uma massa homogênea, cubra com filme plástico e leve à geladeira por cerca de 10 minutos.

2. Polvilhe uma superfície limpa e seca com farinha de trigo e abra a massa com a ajuda de um rolo até ficar com uma espessura de 3 mm, como massa de biscoito. Corte a massa em quadradinhos de 2,5 cm. Acomode-os em uma assadeira untada e enfarinhada. Preaqueça o forno a 180ºC e asse por cerca de 15 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno e com a ajuda de uma espátula, coloque os quadrados sobre uma grelha para esfriar.

3. Para o recheio, reduza o doce de leite: coloque-o em uma panela e leve em fogo médio mexendo sempre, para não grudar, por 5 minutos ou até que o doce esteja bem firme. Junte o conhaque e mexa bem. Espalhe o recheio sobre a massa fria e, em seguida, feche-a, formando uma espécie de "sanduíche".

4. Cobertura: derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas, na potência média por cerca de 4 minutos, mexendo na metade do tempo. Transfira para um outro refratário limpo e seco, coloque este sobre uma travessa com água fria. Mexa continuamente, resfriando-o por igual. Você saberá o ponto certo para banhar quando colocar uma porção de chocolate sob os lábios e sentir que ele está "frio". Com o auxílio de um garfo, mergulhe cada alfajor no chocolate temperado, escorra os excessos e leve à geladeira por 5 a 10 minutos, o suficiente para secar. Sirva em seguida ou guarde envoltos em celofane ou filme plástico. Conserve os alfajores em lugar fresco e arejado.

P.s : Tem o jeitinho brasileiro de fazer também e que é mais fácil : Comprar biscoito maria, rechear com doce de leite e depois dar um banho de chocolate. Vale MUITO a pena experimentar.E quando tiverem a oportunidade  de irem até a Argentina, não esqueçam de comprar,porque o deles é muito mais gostoso que o nosso.  Beeijos amores ♥
Postado por Ana Carolina Dias às 15:51
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Tem um gostoso Blog você mmmmmmm , esta receita é um pouco trabalhosa más vale a pena, adoro chocolate más apenas o branco ,parabéns pelo Blog...muito convidativo.....beijos sol.
Aquele momento em que você está de dieta e uma blogueira resolve demonstrar os dotes culinários ensinando um doce maravilhoso que não da oportunidade do leitor pensar em uma única coisa " chegou o momento de faze-la".

enfim-dezessete.blogspot.com.br
Adoro! Vou tentar fazer nessas férias!

chocolatenacereja.blogspot.com

Postar um comentário

Olá, é um grande prazer ter você aqui no blog, fique a vontade. Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo ,mas evite mensagens (seguindo,segue de volta) Beeijos ♥

PageRank